Ixo - BMW M1 - 1/43

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*** MODELO VENDIDO NO ESTADO, SEM CAIXA, COM BASE E PROTEÇÃO DE ACRÍLICO ***

Primeiro modelo da BMW equipado com motor central, um propulsor 3.5 6 cilindros em linha, que produzia 277 cv e feito artesanalmente pela BMW Motorsport, o M1 (código de modelo E26) é um carro esportivo de motor central produzido pela fabricante automotiva alemã BMW de 1978 até 1981. No final da década de 1970, a montadora italiana Lamborghini firmou um acordo com a BMW para construir um carro de corrida de produção em quantidade suficiente para homologação, mas surgiram conflitos que levaram a BMW a produzir o carro por conta própria. O carro resultante foi vendido ao público, de 1978 a 1981, como BMW M1. A divisão de automobilismo da BMW chefiada por Jochen Neerpasch queria competir e desenvolver um carro a fim de de competir com o arquirrival Porsche nas corridas do Grupo 5, assim o desenvolvimento do M1 foi iniciado. Neerpasch, que era o chefe do programa de desenvolvimento, enfatizou que o carro deveria ser estritamente com motor central para superar seus concorrentes. Como a BMW não conseguiu construir 400 exemplares do carro no prazo estipulado pelas regras, a empresa fez parceria com a Lamborghini para trabalhar nos detalhes do chassi do carro, montar protótipos e fabricar os veículos. O chassi de estrutura tubular de aço foi obra de Gianpaolo Dall'Ara, mas logo a posição financeira da Lamborghini e a possibilidade de produção do carro pela fabricante italiana tornaram-se sombrias e a BMW reassumiu o controle do projeto em abril de 1978, após a construção de sete protótipos. O atraso na produção e as mudanças nas regras do Grupo 5 forçaram a empresa a competir nas corridas do Grupo 4 com o carro. O M1 coupé foi construído à mão entre 1978 e 1981 sob a divisão de automobilismo da BMW como uma homologação especial para corridas de carros esportivos. A carroceria de fibra de vidro foi projetada por Giorgetto Giugiaro, inspirando-se no carro-conceito BMW Turbo de 1972. Como a engenharia do carro ainda estava incompleta, um grupo de ex-engenheiros da Lamborghini fundou uma empresa chamada Italengineering que se ofereceu para concluir o projeto do carro. A menos de dezesseis quilômetros da oficina da Lamborghini, a engenharia do M1 foi concluída. O BMW M1 é o primeiro carro a ser desenvolvido exclusivamente pela BMW M e emprega um motor de seis cilindros a gasolina M88/1 de 3.453 cc (3,5 L) com injeção de combustível mecânica Kugelfischer-Bosch e sistema de ignição Magneti-Marelli. O motor foi desenvolvido por Paul Rosche, que também foi responsável pelo motor S14 inline-4 e pelo motor S70/2 V12. Uma versão deste motor foi posteriormente utilizada na versão sul-africana do 745i, da qual 209 exemplares foram construídos entre 1984 e 1986, bem como no E24 M6/M635CSi e no E28 M5. O motor tem seis corpos de aceleração separados, cames duplos, 4 válvulas por cilindro e gera uma potência de 277 PS (204 kW; 273 hp) a 6.500 rpm e 330 N⋅m (243 lbf⋅ft) de torque a 5.000 rpm na versão de estrada, dando ao carro uma velocidade máxima de 265 km/h (165 mph). O motor foi acoplado a uma transmissão manual de 5 marchas feita pela ZF Friedrichshafen equipada com um diferencial autoblocante de 40%. O M1 tem uma direção não assistida de cremalheira e pinhão, sistema de suspensão double-wishbone com molas helicoidais ajustáveis ​​e amortecedores a gás Bilstein. O carro de estrada tinha buchas de suspensão mais macias para ter melhor qualidade de direção e dirigibilidade. Os freios ventilados do carro mediam 300 mm (11,8 pol.) Na frente e 297 mm (11,7 pol.) Na traseira e eram construídos em aço. O M1 usava rodas especiais de liga leve Campagnolo medindo 7x16 polegadas na frente e 8x16 polegadas na traseira equipadas com pneus Pirelli P7 (com tamanhos de 205/55 VR15 na frente e 225/50 VR15s na traseira). O M1 tem um interior meio couro e meio tecido. Suas raízes no automobilismo significavam que o carro tinha um layout interior básico com muitas peças provenientes de outros modelos da BMW. O interior tinha comodidades como ar-condicionado, vidros elétricos e aparelho de som, mas tinha assentos não ajustáveis ​​e apenas uma configuração com volante à esquerda. A carroceria de fibra de vidro do M1 foi fabricada pela empresa italiana Italina Resina, localizada em Modena, Itália. O chassi foi fabricado por outra empresa modenesa, a Marchesi. A carroceria do carro foi concluída pela Italdesign em sua fábrica localizada em Turim, junto com o interior. Os carros parcialmente acabados foram então entregues ao fabricante especializado alemão Baur, onde a montagem final ocorreu à mão. Os motores M88/1 construídos à mão foram fornecidos pela BMW de Munique para serem instalados nos carros. Os carros concluídos foram enviados para a BMW Motorsport em Munique para inspeção final e entrega. Apenas 453 carros de produção foram construídos, tornando-o um dos modelos mais raros da BMW. Dos 453, 399 eram unidades de estrada, enquanto 53 foram feitas para automobilismo. O M1 teve vários sucessos no automobilismo. Em 2004, a Sports Car International colocou o carro em décimo lugar em sua lista dos melhores carros esportivos da década de 1970. Em 1979, o chefe da BMW Motorsport, Jochen Neerpasch, criou um campeonato de marca única usando M1s modificados para corrida. A série foi criada para ajudar a BMW a construir carros suficientes para entrar na classificação do grupo 4 no Campeonato Mundial de Marcas. A nova série, conhecida como "Procar BMW M1 Championship", serviu como uma série de suporte para a Fórmula 1 e incluiu muitos pilotos de Fórmula 1 em carros idênticos. A série durou dois anos, com Niki Lauda vencendo a temporada de 1979 e Nelson Piquet a temporada de 1980. Depois que a BMW atendeu aos padrões do grupo 4, os Procars foram usados ​​por várias equipes no campeonato mundial, bem como em outras séries nacionais. O M1 também correu as 24 Horas de Le Mans de 1981 a 1986, onde se mostrou competitivo. O carro foi classificado como um carro do Grupo B para fins de Le Mans, já que o Grupo B também foi planejado para a classe GT e para corridas de rua, mas foi eclipsado pelos protótipos do Grupo C.

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