*** PRODUTO SEM EMBALAGEM, MINIATURA EM METAL, MEDINDO APROXIMADAMENTE 6cm ***
O Messerschmitt Bf 109 é um caça alemão da Segunda Guerra Mundial que foi, junto com o Focke-Wulf Fw 190, a espinha dorsal da força de caça da Luftwaffe. O Bf 109 entrou em serviço pela primeira vez em 1937 durante a Guerra Civil Espanhola e ainda estava em serviço no início da era do jato no final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Foi um dos caças mais avançados quando apareceu pela primeira vez, com uma construção totalmente em metal monocoque, um dossel fechado e trem de pouso retrátil. Era movido por um motor aero V12 invertido com refrigeração líquida. A partir do final de 1941, o Bf 109 foi continuamente suplementado pelo Focke-Wulf Fw 190. Era chamado de Me 109 pela tripulação aliada e alguns ases alemães, embora esta não fosse a designação oficial alemã. Foi projetado por Willy Messerschmitt e Robert Lusser, que trabalharam na Bayerische Flugzeugwerke durante o início da década de 1930. Foi concebido como um interceptor, embora modelos posteriores tenham sido desenvolvidos para cumprir múltiplas tarefas, servindo como escolta de bombardeiro, caça-bombardeiro, caça diurno, noturno, para todos os climas, aeronaves de ataque ao solo e aeronaves de reconhecimento. Foi fornecido a vários estados durante a Segunda Guerra Mundial e serviu a vários países durante muitos anos após a guerra. O Bf 109 é a aeronave de caça mais produzida da história, com um total de 33.984 células produzidas de 1936 a abril de 1945. Parte da produção do Bf 109 ocorreu em campos de concentração nazistas por meio de trabalho escravo. O Bf 109 foi pilotado pelos três melhores lutadores ases de todos os tempos, que conquistaram 928 vitórias entre eles enquanto voavam com Jagdgeschwader 52, principalmente na Frente Oriental. O mais pontuado, Erich Hartmann, foi creditado com 352 vitórias. A aeronave também foi pilotada por Hans-Joachim Marseille, o ás com maior pontuação na Campanha do Norte da África, que abateu 158 aeronaves inimigas (em cerca de um terço das vezes). Também foi pilotado por muitos ases de outras nações do Eixo, notavelmente o finlandês Ilmari Juutilainen, o ás não alemão com maior pontuação. Pilotos da Itália, Romênia, Croácia, Bulgária e Hungria também pilotaram o Bf 109. Por meio de constante desenvolvimento, o Bf 109 permaneceu competitivo com os mais recentes caças aliados até o final da guerra.
A Hobby Trade Center está há mais de 25 anos no mercado de modelismo,comercializando kits plásticos para montar, miniaturas em metal (die cast),trens elétricos, brinquedos educativos, quebra cabeças em 3D entre outros produtos.. Em nossa empresa você irá encontrar a mais variada gama de produtos do ramo, um execelente atendimento, sempre com qualidade e agilidade!