HTC - Lockheed SR-71 Blackbird (Kit Montado/Sucata) - 1/72

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Produzido pela Lockheed Corporation dos Estados Unidos e operado pela força aérea daquele país e pela NASA, o SR-71 Blackbird é uma aeronave de reconhecimento estratégico construído pela "Skunk Works", a divisão de desenvolvimento de projetos avançados da Lockheed. Foi um projeto do engenheiro aerospacial americano Clarence Leonard Johnson, conhecido como "L. Kelly". O SR-71 foi a mais recente variação de um conjunto de aviões que ficaram conhecidos como Blackbirds (A-12, YF-12, M-21 e SR-71). Diferentemente de seus antecessores, o SR-71 é maior, carregava mais combustível e possuía dois cockpits, o frontal para o piloto e o traseiro para o oficial de sistemas de reconhecimento. Nenhum dos 31 modelos SR-71 fabricados foi abatido até hoje. No entanto 12 unidades foram perdidas em acidentes. A aeronave é propulsionada por dois motores turbojato Pratt & Whitney JT11D-20 com pós-combustores, difusores de entrada de ar de geometria variável (cone móvel) e um complexo sistema de drenagem de ar que permitia o ar passar por fora da seção da turbina indo diretamente para o pós-combustor, atuando portanto como um motor híbrido turbo-ramjet. Os combustíveis usados eram especiais, o JP-7 e o PWA 523E, que possuíam alta estabilidade térmica e não depositavam impurezas nos sistemas de passagem. O combustível também era usado no sistema hidráulico do motor e como refrigerante do motor e de outros sistemas. Esse combustível possuía baixa pressão de vapor e um ponto de ignição tão alto que se um fósforo aceso fosse atirado em uma poça dele, era apagado. Para se iniciar a ignição era usado o elemento pirofórico trietilborano. Devido à fricção com o ar, as temperaturas médias das superfícies externas variavam de aproximadamente 240 oC a 330 oC, sendo que algumas partes chegavam a 565 oC. Isso impedia o uso de alumínio como material estrutural. Dessa forma o material escolhido foi o titânio, 93% do peso estrutural era composto por ligas de titânio. Algumas partes como as bordas da fuselagem, estabilizadores verticais, cones das entradas de ar e cone da cauda eram feitos de materiais poliméricos compostos, que eram usados basicamente para reduzir a assinatura de radar. Uma característica deste avião é a existência de chines ao longo da fuselagem. Trata-se de uma extensão lateral (carenagem lateral) ao longo da parte frontal do corpo, no sentido longitudinal. Seu objetivo é prover estabilidade e sustentação adicionais. O Blackbird (pássaro negro em tradução do inglês) recebeu este nome em função de uma pintura preta de alta emissividade, que ajudava na irradiação do calor e consequentemente diminuía o estresse térmico sobre a fuselagem. A aeronave fez seu primeiro voo em 22 de dezembro de 1964. A USAF os retirou de operação em 1990 (dois SR-71 foram colocados em operação novamente em 1995 e retirados mais uma vez em 1997) e a NASA os utilizou para pesquisas entre julho de 1991 e outubro de 1999. Após 1999, todos os SR-71 remanescentes foram distribuídos para museus nos Estados Unidos e um no Reino Unido. O último voo de um SR-71 se deu em 9 de Outubro de 1999. Em julho de 1976, foi atingido seu recorde de velocidade, mach 3.3 ou cerca de 3529 km/h. A altitude máxima que a aeronave podia atingir (segundo o manual) era de 25710 metros ou 85 mil pés.

***MODELO MONTADO, VENDIDO NO ESTADO***

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