Fujimi - Audi 90 Quattro 20V - 1/24

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O Audi 90 era um modelo de veículo da Audi AG, até 1985 também da AUDI NSU Auto Union AG. O objetivo desta série de modelos, baseada no Audi 80 B2 Type 81/85 revisado em agosto de 1984, era competir com um modelo esportivo e exclusivo abaixo do Audi 100 C3 significativamente maior contra o BMW Série 3 e o Mercedes 190. Além de muitas partes da carroceria usadas no Audi Coupé GT, o Audi 90 também se diferenciava do Audi 80 em termos de motores mais potentes e melhores equipamentos. As principais diferenças externas eram faróis de banda larga, pára-choques feitos de termoplástico com luzes indicadoras montadas e neblina luzes, saias laterais recortadas, frisos Nirosta nos pára-choques e nas frisos de proteção das portas, bem como um painel central vermelho-alaranjado na traseira, semelhante ao do Audi 200. O Audi 90 foi entregue apenas com motores de cinco cilindros em linha. Uma exceção é o raro turbo diesel de quatro cilindros com cilindrada de 1,6 litros e 51 kW (70 cv). Desde o início, o 90 estava disponível com tração dianteira (Tipo 81) ou tração quattro (Tipo 85, apenas com motor de 2,2 litros). A partir do ano modelo 1985, o motor de 2,2 litros também foi fornecido com um conversor catalítico regulado para gasolina sem chumbo. O motor de 2,0 litros só estava disponível a partir de 1986 para gasolina sem chumbo e apenas com um catalisador não controlado. Outra novidade foi a disponibilidade de um sistema de travagem antibloqueio (ABS) - apenas para o motor de 2,2 litros - por um custo adicional de DM 3725. A direcção assistida era equipamento de série no motor de 2,2 litros. Outras opções eram vidros elétricos, retrovisores elétricos e teto solar, além de sistema lava-faróis, ar condicionado e controle de cruzeiro (cruise control). Em maio de 1987 surgiu o Audi 90 B3. Difere do Audi 80 B3/Type 89 por ter a dianteira modificada, para-choques e retrovisores externos pintados na cor do veículo, indicadores de direção integrados nos para-choques dianteiros, frisos cromados nos para-choques e dianteira e traseira modificadas. Aqui também, em comparação com o Audi 80, são usados ​​motores mais potentes e um interior de maior qualidade. Além disso, a lista de equipamentos especiais foi ampliada. Esta série tinha um corpo totalmente galvanizado. O sistema de segurança Procon-ten, desenvolvido pela Audi, estava disponível com custo extra. Foram oferecidos motores a gasolina de cinco cilindros com cilindrada de 2,0 e 2,3 litros e um motor turbo diesel de quatro cilindros com cilindrada de 1,6 litros. A partir de fevereiro de 1988, a Audi teve o primeiro motor de quatro válvulas produzido em massa no "Audi 90 Quattro 20V" com um deslocamento de 1994 cm³ e uma potência de 118 kW (160 hp) com um conversor catalítico não controlado (código do motor: NM) e como "2.3 20V" com 2309 cm³ e 125 kW (170 cv) com catalisador (MKB: 7A). O motor de cinco cilindros com 2,3 litros de cilindrada e 100 kW (136 cv; depois de 1990 com 98 kW/133 cv) é o motor Audi 90 mais popular. Os modelos 2.0 20V, 2.3E e 2.3 20V estavam disponíveis com tração integral quattro. O 2.3E estava inicialmente disponível com uma transmissão automática de três velocidades sem travamento do conversor. A partir de 1990, os modelos 2.3E e 2.3 20V passaram a ser oferecidos com câmbio automático de quatro marchas. Também havia um botão esportivo aqui e a quarta marcha tinha um travamento do conversor. 1988 entwickelte Audi auf Basis des Audi 90 ein Gruppe A Rennwagen für Rund- und Rally-Einsätze. Hierfür sollten ab 1990 mindestens 5000 Fahrzeuge für die Homologation gefertigt werden. Angetrieben werden sollte das Fahrzeug mit einem 2.3l Fünfzylinder Turbo mit 360 PS. Eine Ausbaustufe mit 530 PS war ebenfalls geplant. Nach Einsatz des Audi V8 im Rennbetrieb wurde das Projekt nicht weiter verfolgt. Zu einer Serienfertigung kam es nicht. Gebaut wurde lediglich ein Prototyp mit einem Vierzylinder Turbomotor mit 300 PS. Após o facelift do Audi 80 B3 no final do verão de 1991 e a consequente introdução do Audi 80 B4 na Europa, o Audi 90 não foi mais oferecido sob esta designação de modelo; Independentemente do motor e equipamento, todos os modelos de gama média da Audi só estavam disponíveis como “Audi 80”. Assim como no Audi 200 C3, que também foi descontinuado, o princípio de “uma série de modelos, duas designações de modelos” foi abandonado. Os modelos de exportação do Audi 90 Type 81/85 para a América do Norte foram chamados de Audi 4000 CS (Audi 80: Audi 4000). Externamente, estes diferiam dos modelos Audi 90 destinados à Europa por faróis modificados e pára-choques mais volumosos. A designação "Audi 90" só foi introduzida na América do Norte a partir do Type 89. A designação Audi 90 continuou na América do Norte para o modelo Audi 80 B4 até que a série de modelos foi substituída pelo Audi A4 em 1994. Característica da versão americana do B4 são, entre outras coisas, pára-choques modificados, lentes de luz laranja piscando na frente e um equipamento básico significativamente ampliado em comparação com os veículos destinados ao mercado alemão. O B4 só foi oferecido nos EUA com os motores V6 então atuais.

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