Blindados de Combate Eaglemoss - Sd. Kfz. 250/9 Debrecen 1944

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O Sonderkraftfahrzeug 250 ou Sd.Kfz. 250 (veículo especial 250 em tradução livre do alemâo) era um semi-lagarta blindado leve, muito semelhante em aparência ao Sd.Kfz maior projetado pela Hanomag. 251, e construído pela empresa DEMAG, para uso pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A maioria das variantes era aberta e tinha uma única porta de acesso na parte traseira. O Sd. Kfz. 250 foi adotado em 1939 para complementar o esquadrão de meia-lagartas padrão. Atrasos na produção significaram que o primeiro veículo não apareceu até meados de 1941. Em 1939, a Inspetoria de Tropas Motorizadas (AHA/In 6) decidiu que seria útil que meias-lagartas blindadas acompanhassem os tanques no ataque. Estes poderiam atender aos requisitos para veículos menores a serem usados ​​nas funções de quartel-general, observador de artilharia, rádio e reconhecimento. Demag, o projetista do menor meia-lagarta em serviço, o Sd.Kfz. 10, foi selecionado para desenvolver o "transportador de tropas blindado leve" ou Sd.Kfz. 250. Para isso, o Sd.Kfz.10 foi encurtado por uma estação de roda rodoviária e um casco blindado construído em torno do trem de corrida truncado. Embora concebido como um derivado de um item de estoque padrão, eventualmente, praticamente todos os componentes foram redesenhados e específicos para o Sd.Kfz. 250. O Sd.Kfz. 250 era impulssionadi por um motor a gasolina Maybach de 6 cilindros, refrigerado a água, 4,17 litros (254 cu in) HL 42 TRKM de 100 cavalos de potência (100 PS). Tinha uma transmissão pré-seletora semiautomática com sete marchas à frente e três marchas à ré: Maybach SRG, tipo VG 102 128 H, (SRG=transmissão do regulador de comutação, VG=transmissão Variorex, H=eixo oco). As marchas foram selecionadas primeiro e, em seguida, o pedal de mudança foi pressionado para alterar a relação, a próxima marcha poderia ser selecionada com antecedência. Ele poderia atingir 76 km/h (47 mph), mas o motorista foi advertido para não exceder 65 km/h (40 mph). Tanto as esteiras quanto as rodas foram usadas para direção. O sistema de direção foi configurado para que curvas suaves usassem apenas as rodas dianteiras direcionáveis, mas os freios seriam aplicados nas esteiras à medida que o volante fosse girado. O Sd.Kfz. 250 também herdou os rolos poupadores de esteira, mas mais complicados, no lugar das rodas dentadas mais comuns. A esteira funcionava em quatro rodas duplas sobrepostas e intercaladas no chamado design box drive usado por quase todos os veículos semi-lagartas alemães, montados em braços oscilantes suspensos por barras de torção, a tensão da esteira sendo mantida por uma roda intermediária, montada na parte traseira. As rodas dianteiras tinham molas de lâmina montadas transversalmente e amortecedores (os únicos instalados) para amortecer os impactos. O Sd.Kfz. 250 (e seu pai, o Sd.Kfz. 10) eram únicos entre os projetos de meia pista alemães, pois usavam um casco em vez de uma estrutura ou chassis. O veículo foi usado em uma ampla variedade de funções durante a Segunda Guerra Mundial.A versão básica de transporte de tropas foi usada como um veículo blindado para unidades de reconhecimento, transportando seções de reconhecimento. Esta variante básica geralmente montava uma ou duas metralhadoras MG34. Variantes posteriores carregavam canhões de 20 mm, 37 mm e até 75 mm para suportar as versões mais leves. Várias variantes de propósito especial foram vistas no início da guerra. O 250/3 e 250/5 eram variantes de comando, com menos assentos, mas equipados com equipamentos de rádio de longo alcance. Estes foram usados ​​pelo batalhão e comandantes superiores como veículos de comando pessoal, mais notoriamente o 250/3 usado por Erwin Rommel na campanha norte-africana. As primeiras versões tinham grandes antenas 'bedframe', que eram fáceis de detectar a longa distância, tornando-as mais vulneráveis ​​ao fogo de artilharia. Variantes posteriores dispensaram isso e, em vez disso, usaram a antena chicote muito menos visível. O Sd.Kfz. 253 foi totalmente fechado e foi usado por observadores de artilharia para acompanhar tanques e unidades de infantaria mecanizada. O projeto inicial tinha um corpo blindado multifacetado construído a partir de várias placas, o que dava boa proteção contra fogo de armas pequenas, mas era lento e caro de fabricar, e resultava em um interior apertado. A produção desta versão inicial parou em outubro de 1943 com cerca de 4.200 unidades construídas e a forma complexa da carroceria caiu em favor de uma Neue Art (nova versão) com laterais achatadas do compartimento da tripulação feitas de uma única peça de armadura. Esta fabricação simplificou bastante, mas em ambas as variantes o nível de proteção era mínimo - armas de fogo de calibre de rifle e fragmentos de projéteis provavelmente seriam interrompidos, mas metralhadoras pesadas, rifles antitanque e praticamente qualquer forma de artilharia poderiam perfurar o Sd. veículo 250 mesmo a longa distância. Em agosto de 1943, a Romênia adquiriu um total de 27 meias-lagartas blindadas, dos tipos 251 e 250. Sd.Kfz. 251s eram conhecidos como SPW mijlociu ("SPW médio") no serviço romeno, enquanto Sd.Kfz. 250s foram referidos como SPW usor ("SPW leve").

Réplica em escala 1/72 com partes em metal e plástico, parte da coleção "Blindados de Combate" da Planeta DeAgostini.

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