AIRFIX - JUNKERS JU87R-2/B-2 Stuka - 1/48

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Embora geralmente associado aos temidos ataques da Wehrmacht de "Guerra dos Raios" no início da Segunda Guerra Mundial, o Ju87B Stuka também era um bombardeiro de ataque marítimo altamente eficaz. Capaz de realizar ataques de precisão com bombas de mergulho contra qualquer embarcação aliada, o Stuka teve um grande número de navios no Canal da Mancha, norte da África e no Mediterrâneo. O Stuka também viu serviço com as forças aéreas da Itália, Romênia, Bulgária e Hungria, além de permanecer no serviço da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial.

O mergulho de ataque do Stuka foi tão severo, que várias funções automáticas tiveram que ser incorporadas à manobra. A uma altitude de aproximadamente 15.000 pés, o piloto localizaria seu alvo através de uma janela de mira, localizada no chão do cockpit. Seu motor e hélice tinham controles automáticos, para otimizar a aeronave em um mergulho, e um aparador automático tornaria a aeronave pesada, à medida que o piloto iniciasse o mergulho. Ele movia a alavanca de mergulho para trás, o que limitaria o 'chute' da coluna de controle e rapidamente iniciaria uma sequência definida de ações que, se executadas corretamente, veriam sua munição detonar no alvo pretendido. Ele rapidamente ajustou as abas de compensação, reduziu o acelerador e fechou as abas do líquido de arrefecimento do motor. A aeronave automaticamente se tornaria pesada na cauda e tombaria em um giro de 180 graus, colocando a aeronave em um mergulho acentuado no nariz - ao mesmo tempo, as quebras de mergulho eram implantadas automaticamente, para reduzir a velocidade do mergulho, para uma constante 360 mph. Este não era o retorno - a sequência de ataques havia começado.

À medida que a tensão no corpo do piloto aumentava, ele ainda tinha muito trabalho a fazer. O ângulo de seu mergulho podia ser verificado olhando-se uma série de linhas vermelhas ao lado da janela da cabine e alinhando-as no horizonte - ângulo de ataque de 60, 75 ou 80 graus. Ele então olhava para a frente através da mira fixa, para alinhar seu ataque, antes de liberar sua bomba principal pesada - a altura ideal de liberação foi indicada ao piloto, por uma luz acesa em seu altímetro. A bomba era carregada em um berço grande em forma de U, que balançava ao ser liberado, jogando a bomba com segurança para longe da grande hélice e em direção ao alvo. Como toda essa ação estava ocorrendo, o piloto certamente teria, pelo menos, alguns olhares tranquilizadores nos pinos vermelhos que se projetavam do alto das asas, que o informou que o sistema de recuperação automática de mergulho estava ativado, caso ele fosse vítima de um blecaute induzido por g. Tudo isso teria acontecido em apenas alguns segundos frenéticos!

Depois que as bombas deixaram a aeronave, ela automaticamente iniciou sua sequência de recuperação de mergulho. Este era o ponto em que a carga máxima de g na tripulação seria sentida e forças superiores a seis vezes a força da gravidade eram experimentadas regularmente, o que poderia resultar em pelo menos comprometimento da visão. Uma vez recuperado e o nariz da aeronave estava acima do horizonte, as quebras de mergulho foram retraídas automaticamente, o acelerador foi aberto e a hélice foi ajustada para subir - o piloto rapidamente teve que abrir manualmente as abas do líquido de arrefecimento, para evitar o superaquecimento do motor e depois retome o voo da aeronave Esse era o ponto em que o Stuka estava mais vulnerável, voando em um nível baixo, em velocidade relativamente lenta e em território hostil.

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