O Focke-Wulf Fw 190 Würger (picanço em tradução livre do alemão, em tempo, picanço é um pássaro agressivo que caça pequenos mamíferos, répteis e outros pássaros) foi um caça alemão monomotor e monoposto projetado por Kurt Tank no final dos anos 1930 e amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Junto com o Messerschmitt Bf109, o Fw190 tornou-se a espinha dorsal do Jagdwaffe (Força de Caça) da Luftwaffe. O motor radial BMW 801 de duas carreiras que movia a maioria das versões operacionais permitia ao Fw190 levantar cargas maiores do que o Bf109, permitindo seu uso como caça diurno, caça-bombardeiro, aeronave de ataque ao solo e, em menor grau, noturno lutador. O Fw190A começou a voar operacionalmente sobre a França em agosto de 1941 e rapidamente se mostrou superior em tudo, exceto o raio de curva, em relação ao principal caça de linha de frente da Força Aérea Real Britânica, o Spitfire Mk.V, principalmente em altitudes baixas e médias. O Fw190 manteve a superioridade sobre os caças aliados até a introdução do Spitfire aprimorado e batizado Mk. IX. Entre novembro e dezembro de 1942, o Fw190 fez sua estreia em combate aéreo na Frente Oriental, obtendo muito sucesso em asas de caça e unidades especializadas de ataque ao solo chamadas Schlachtgeschwader (Esquadrão de batalha em tradução livre do alemão) de outubro de 1943 em diante. O desempenho da série Fw190A diminuiu em grandes altitudes (geralmente 6.000m ou 20.000 pés ou acima, o que reduziu sua eficácia como um interceptor de alta altitude. Desde o início do Fw190, tem havido esforços contínuos para resolver isso com um BMW 801 turboalimentado no modelo B, o modelo C de nariz muito mais longo com experiências para também turbinar seu motor V12 invertido Daimler-Benz DB 603 que fora escolhido, e da mesma forma, o modelo D de nariz comprido com o Junkers Jumo 213. Problemas com as instalações do turbocompressor nos subtipos B e C significaram que apenas o modelo D entrou em serviço em setembro de 1944. Esses desenvolvimentos de alta altitude eventualmente levaram ao Focke-Wulf Ta152, que era capaz de atingir velocidades extremas em altitudes médias a altas (755 km/h a 13.500 m. Embora essas variantes Fw190 de "nariz longo" e a derivada Ta152 dessem aos alemães paridade com os oponentes aliados, chegaram tarde demais para afetar o resultado da guerra. O Fw190 foi muito apreciado por seus pilotos. Alguns dos ases de maior sucesso da Luftwaffe reivindicaram muitas de suas mortes enquanto voavam de Fw190, incluindo Otto Kittel, Walter Nowotny e Erich Rudorffer. O Fw190 forneceu maior poder de fogo do que o Bf109 e, em altitude baixa a média, manobrabilidade superior, na opinião dos pilotos alemães que voaram os dois caças. Foi considerado um dos melhores aviões de combate da Segunda Guerra Mundial.
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