Academy - F8F-1/2 Bearcat "USS Tarawa" - 1/48

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O Grumman F8F Bearcat foi um caça embarcado monomotor à pistão, desenvolvido e fabricado pela Grumman Aircraft Engineering Corporation durante a Segunda Guerra Mundial, mas não sendo utilizado em combate durante essa guerra. O conceito Bearcat começou durante um encontro após a Batalha de Midway, no qual pilotos experientes do F4F Wildcat se reuniram com o vice-presidente da Grumman, Jake Swirbul, em Pearl Harbor, em 23 de Junho de 1942. Na reunião, o tenente-comandante Jimmie Thach enfatizou um dos requisitos mais importantes para um bom avião de combate, a taxa de subida. O desempenho da taxa de subida está fortemente relacionada com a relação peso-potência, e é maximizada envolvendo a menor e mais leve fuselagem possível em torno do motor mais potente disponível. Outro objetivo era que o G-58 (designação da Grumman para a aeronave) deveria ser capaz de operar a partir de porta-aviões de escolta, já que o F4F Wildcat era obsoleto e o Grumman F6F Hellcat era muito grande e pesado. Uma aeronave pequena e leve tornaria isso possível. Depois de analisar intensivamente porta-aviões no teatro de operações do Pacífico por um ano e meio, a Grumman iniciou o desenvolvimento do G-58 Bearcat no final de 1943. Há um debate considerável entre as fontes quanto à possibilidade ou não do caça alemão Focke-Wulf Fw 190 ter influenciado o design do G-58. Sabe-se que os pilotos de teste de Grumman examinaram e voaram um Fw 190 capturado na Inglaterra no início de 1943, e o G-58 tem um número de notas de design em comum com o Fw 190 que o Hellcat não possuía, especialmente na fuselagem do motor e arranjos de engrenagem do trem de pouso. No entanto, nenhuma evidência definitiva foi apresentada de que esses testes tiveram uma entrada direta para o projeto do G-58. Em 1943, a Grumman estava no processo de introdução do F6F Hellcat, que era equipado com o motor Pratt & Whitney R-2800, fornecendo 2.000 cavalos de potência (1.500 kW). O R-2800 era o motor mais potente disponível naquele momento, e por isso seria também selecionado para o G-58. Isso significava que o desempenho melhorado teria que vir de uma fuselagem mais leve. Para atingir este objetivo, a fuselagem do Bearcat era cerca de 1,5 metros mais curta do que o Hellcat e foi cortada verticalmente atrás da área do cockpit. Isto permitiu o uso de um vidro traseiro em forma de bolha dorsal, a primeira aeronave a apresentar essa característica na Marinha dos EUA. O estabilizador vertical era da mesma altura que o Hellcat, mas foi aumentado, dando-lhe um visual mais fino. Da mesma forma, a asa principal tinha o mesmo vão, mas com menor espessura, especialmente na base. Estruturalmente a fuselagem era fabricada utilizando a rebitagem nivelada, bem como a soldagem por pontos feitas com uma liga de alumínio adequada para operações em porta-aviões. Uma blindagem foi fornecida para a cabine do piloto, para o motor e para o radiador de óleo. Uma ligeira redução no tamanho das hélices foi feita em relação as hélices do Hellcat. A equipe de projeto tinha estabelecido que o G-58 deveria pesar 3.969 kg totalmente carregado. À medida que o desenvolvimento continuava, tornou-se claro que isso seria impossível de se conseguir, uma vez que a estrutura do novo caça tinha que ser feita forte o suficiente para aterrissagens em porta-aviões. Em última análise, a maior parte das medidas peso-econômicas incluídas foram restringir a capacidade interna de combustível a 160 galões (ou 660 litros aproximadamente) e limitar o armamento fixo a quatro metralhadoras Browning M2 de 12,7 mm, sendo duas em cada asa. O alcance operacional foi limitado devido à carga de combustível reduzida, oque significaria que o caça seria útil no papel de intercepção, mas significava que o Hellcat ainda seria necessário para patrulhas de longo alcance. Uma função planejada para mais tarde seria defender a frota naval contra ataques kamikazes. Em comparação com o Hellcat, o Bearcat era 20% mais leve, tinha uma taxa de subida 30% melhor, além de ser 80 km/h mais rápido. Outro conceito de economia de peso que os designers criaram foi as pontas das asas dobráveis, reduzindo o espaço ocupado no armazenamento dos porta-aviões. A Segunda Guerra Mundial já tinha terminado quando o F8F começou a ser introduzido. No pós-guerra, o F8F tornou-se um importante caça da Marinha dos EUA, equipando 24 esquadrões de caça e um número menor no corpo de fuzileiros navais. Muitas vezes é mencionado como um dos caças de motor a pistão de melhor manuseio já construídos, seu desempenho foi suficiente para superar muitos caças a jato da primeira geração. Sua capacidade para acrobacias é ilustrada por sua seleção como a segunda aeronave de demonstração de elite dos Blue Angels, em 1946, substituindo o Grumman F6F Hellcat. Os Blue Angels voaram no Bearcat até que a equipe foi temporariamente dissolvida em 1950 durante a Guerra da Coreia e pressionada em serviço de combate operacional. O Grumman F9F Panther e McDonnell F2H Banshee substituíram em grande parte o Bearcat por desempenho e outras vantagens de caças a jato sobre caças a pistão. O primeiro combate do F8F Bearcat foi durante a Primeira Guerra da Indochina (1946-1954), quando cerca de 200 Bearcats foram entregues às forças francesas em 1951. Quando a guerra terminou, em 1954, 28 Bearcats sobreviventes foram fornecidos ao Vietnã do Sul, entrando em serviço em 1956. A Força Aérea Sul-Vietnamita aposentou seus F8Fs restantes em 1963, substituindo-os pelo Douglas AD Skyraider e pelo North American T-28 Trojan. F8Fs também foram fornecidos para a Tailândia durante o mesmo período de tempo.

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